Não é de hoje que eu trabalho ensinando sobre autonomia para professores de idiomas, mas esse nem sempre foi o meu trabalho. Eu comecei na internet há pouco mais de dois anos, depois de pedir demissão em uma escola onde eu era concursada e decidir que faria o meu próprio negócio dar certo.
Eu sou formada em Letras – Inglês e dou aulas desde os 14 anos. Antes de ser concursada, passei por várias franquias tradicionais e tive sabe-se lá quantos alunos. Fiz o concurso porque acreditava naquela conversa cobre estabilidade, salário garantido… Bom, se você já foi a uma escola pública, sabe como as aulas de inglês não são nada valorizadas por lá – os alunos não levam a sério e, às vezes, nem quem trabalha com a gente. Resultado: fui humilhada por colegas, chefes e até por alguns dos meus próprios alunos. Trabalhava aos sábados, levava serviço para casa, acordava cedo todos os dias para estar em um lugar em que não me sentia bem.
A ‘estabilidade’ que eu tinha era a certeza de que, dali alguns meses, eu estaria odiando o meu trabalho do mesmo jeito.
Até aquele momento, durante toda a minha trajetória como professora, eu tinha sido refém de metodologias engessadas e montes de burocracias. Não tinha liberdade para ensinar do meu jeito, da forma como eu acreditava ou com os recursos que eu achava serem mais eficientes. Trabalhei muito, até mesmo nos horários que deveriam ser de folga, ajudando a construir os sonhos de outras pessoas – até o momento em que percebi que havia esquecido dos meus.
Para me tornar autônoma, eu não comprei equipamento novo, não passei meses me preparando para ir atrás de alunos ou estudando sobre negócios. Eu só decidi que não suportaria mais viver uma vida toda infeliz por causa de um trabalho que me desgastava, e me demiti no dia seguinte. Não estou falando que você tem que fazer o mesmo, beleza? Só estou dizendo que, se quiser, é possível. Experiência própria.
Uma vez desempregada, me vi na obrigação de fazer o meu próprio negócio dar certo. Fui atrás de antigos alunos, conhecidos que eu sabia que tinham potencial para fazer aulas comigo, pedi para os meus amigos divulgarem… O meu objetivo era atirar para todos os lados e conseguir quantas pessoas pudesse. Em alguns dias, eu teria 9 alunos.
Mesmo assim, eu ainda não fazia ideia do que estava por vir…
Tudo isso aconteceu em 2020, no auge da pandemia e naquele boom de vendas de cursos na internet. Comecei a estudar sobre empreendedorismo e marketing, testando as estratégias e adaptando para o contexto de uma professora de inglês, e fui de 9 a 32 alunos em um mês. Organizando e transicionando esses alunos individuais para turmas, duplas ou trios, eu consegui ter um tempinho a mais para mim.
Quando eu percebi, eu praticamente tinha desenvolvido um método inteiro de empreendedorismo para professores de idiomas. Eu sabia como usar o Instagram para captar alunos, como antecipar e criar expectativa pelas vagas nas minhas turmas, como convencer a pessoa de que ela precisava das minhas aulas… Então, por que não ensinar isso para outros professores?
O modelo de negócio dos professores de idiomas é diferente: você nunca viu uma escola de ciências, matemática ou história, mas de inglês você conhece. Nós não precisamos de uma escola tradicional para trabalhar, porque nós podemos ser a própria escola. E assim, nasceu o @aelysamarques.
Hoje, mais de 1.500 professores de idiomas (os ‘teachers’, para os íntimos) já aprenderam sobre autonomia e liberdade comigo. Na Trilha Smart Teacher, o meu curso mais completo, você aprende desde a captação de alunos até como escalar com turmas e infoprodutos (cursos on-line). Tudo isso trabalhando para si mesmo, nos seus próprios moldes, ganhando o justo.
Sabe, eu não estou escrevendo isso para te convencer a ser autônomo ou te fazer acreditar que a escola é péssima e ter o próprio negócio é um mar de rosas. O meu propósito aqui é mostrar que existe mais de um caminho, além daquele que te fizeram acreditar a vida inteira. Você não vai trabalhar menos, muito pelo contrário: montar o próprio negócio dá muito trabalho. Mas nada se compara ao sentimento de saber que está trabalhando duro em prol dos seus próprios sonhos, não pelos dos outros.
A existência desse blog é um novo marco na história da minha empresa. A minha missão é fazer com que cada vez mais professores de idiomas acreditem na sua própria capacidade, tendo a liberdade de ditar as regras de seus próprios destinos. Aqui, você encontra tudo que um professor precisa saber sobre empreendedorismo e autonomia, de teacher para teacher.
Se você quiser conhecer mais do meu trabalho, você pode acessar meu conteúdo gratuito no Youtube clicando aqui.
Boas-vindas ao universo Elysa Marques, teacher. A casa é sua!