Muitos professores autônomos se lamentam por ter poucos seguidores nas redes sociais e colocam isso como um impedimento para atrair novos alunos. Se você pensa assim, saiba que é essa forma de pensar que está te limitando. Existem inúmeras formas de captar alunos no instagram, mesmo tendo poucos seguidores, o importante é saber como fazer isso.
Acompanhe o texto até o final que eu vou te dar dicas valiosas para você melhorar sua captação de alunos nas redes sociais.
1. Saiba quem é a sua persona
Eu sempre falo disso por aqui, e quem me acompanha sabe que é um passo essencial. Ao definir sua persona, você garante que seu conteúdo esteja alinhado com o seu público-alvo, o que aumenta muito suas chances de conexão e conversão.
Saiba para quem você está falando e você terá muito mais sucesso na sua comunicação. Se você ainda tem dúvidas sobre como definir sua persona, eu deixei algumas dicas aqui.
2. Crie conteúdo compartilhável para alcançar mais pessoas
É óbvio que você quer que mais pessoas encontrem o seu perfil. Você vai sim se dedicar a converter quem já te acompanha, mas é importante pensar que quanto melhor seu engajamento, mais pessoas vão conhecer sua forma de ensinar e o seu serviço.
Por isso, é interessante pensar em conteúdo bem alinhado com sua persona (não pule a dica anterior, hein?). Pense nesse conteúdo como uma isca, em que você coloca exatamente aquilo que vai fisgar o seu aluno ideal. Para que seja um conteúdo compartilhável, você pode pensar em posts divertidos sobre atualidades, posts úteis com dicas ou curiosidades e até mesmo reels aproveitando as “trends” atuais.
3. Faça posts e stories estratégicos que tornem o seu serviço mais atrativo
É importante saber vender seu peixe, né? Por isso, pense em sempre expor através de posts ou stories um pouco da sua rotina de trabalho e como funcionam as suas aulas. Destaque aquilo que você considera o seu diferencial e que se comunica bem com o seu público alvo.
Por exemplo, se um professor que tem como público alvo jovens e adolescentes utiliza em uma aula um conteúdo sobre cultura pop, é mais que importante que ele divulgue esse tipo de conteúdo para atrair mais alunos alinhados com esses gostos. Uma aula boa pode gerar cortes, um reel de poucos minutos com um fragmento do que foi apresentado, uma sequência de stories, ou um post carrossel com um design bem atrativo que pode render vários compartilhamentos (alô Canva).
As possibilidades são muitas. Você pode até mesmo fazer um reel expondo sua visão sobre ensino de línguas, sobre estudo online, escolas de idiomas, etc. Expor a forma que você pensa também é uma ótima ferramenta de atrair quem se identifica com o que você diz.
4. Saiba vender o seu produto de forma estratégica
Sabe quando o natal acaba de passar e já começamos a ver divulgação e produtos de páscoa por aí? É óbvio que é uma estratégia de marketing para garantir que o público sinta desejo por aquele produto até a data que é o foco de vendas. Ou seja, se você pretende abrir matrículas e investir em captação de alunos no mês de agosto, você vai começar a falar sobre isso meses antes.
Captar alunos não é algo que fazemos da noite pro dia. Muitas vezes uma conversão acontece de forma lenta, com a pessoa acompanhando o seu conteúdo e por fim decidindo que esse serviço é o ideal para ela. E você não é boba, né? É preciso agir aqui de forma estratégica para guiar esse seguidor, e que com o tempo, através do seu conteúdo, ele entenda que o seu produto é o ideal.
Dessa forma, se você pretende abrir turmas, vender um infoproduto ou abrir novas vagas individuais, comece a falar sobre isso previamente. Produza conteúdo destacando as qualidades do que você oferece e quais dores ele soluciona. Assim, quando você realmente iniciar a sua venda/captação, o terreno já estará bem preparado (e muito do seu material de divulgação já estará prontinho).
[Bônus] Utilize a função de patrocinar para os posts mais alinhados à sua persona
Ao divulgar um produto ou serviço, você pode também buscar patrocinar algum post que tenha trazido bons resultados de forma orgânica. Mas atenção: não pense que pagar para aumentar seu alcance é a solução. Garanta que você esteja bem com as dicas anteriores e que o seu conteúdo esteja muito bem alinhado com sua persona.
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