Todo professor particular já passou pela situação de conversar com vários possíveis alunos particulares e depois eles sumirem. Você passa um bom tempo respondendo aquela pessoa e expondo seu método de trabalho, mas depois não entende porque não conseguiu converter esse prospect e fechar a matrícula.
Isso não tem necessariamente a ver com o seu trabalho ou se você é um bom professor ou não. A parte de captação de alunos particulares está diretamente ligada à qual estratégia você utiliza.
Quer saber como isso funciona? Segue as dicas que estão neste guia pra você crescer como autônomo e conseguir alunos particulares de idiomas.
1. Defina sua persona (público-alvo)
Ao definir sua persona e falar para um público alvo específico, o seu serviço ganha muito mais identidade e você facilita a conexão com os possíveis alunos. Você vai saber como se adaptar a essa persona e trazer a ideia de que o seu serviço é o que ela precisa.
Por exemplo, se a sua persona é um público mais jovem, que está conectado com cultura pop, música e redes sociais, você pode tornar a sua comunicação e a maneira que você apresenta sua marca mais atrativa a partir desses elementos.
É importante saber com quem falamos, pois é na primeira impressão que você pode gerar atração ou estranheza. E você não quer sair com uma primeira impressão ruim, né?
2. Tenha uma abordagem personalizada
Saber qual é sua persona é o primeiro passo, agora você deve buscar entender exatamente com quem você está conversando. Não adianta copiar e colar alguma receita de abordagem, porque isso vai fazer com que você pareça um robô.
Você pode garantir que sua abordagem seja mais humana com ações muito simples, como chamar a pessoa pelo nome ou fazer perguntas sobre a história dela e qual contexto que a levou até você. É aqui que você vai compreender quais são as dores e os sonhos desse aluno e saber qual tipo de serviço ou produto se encaixa melhor pra ele.
Muitas vezes as motivações para aprender uma língua são coisas simples como uma viagem, conversar com pessoas de outro país, ou somente entender o que o artista favorito está cantando. E é aí que você deve ter muita atenção e compreender:
- De onde vem esse sonho?
- Qual é a intenção da pessoa?
- Aonde ela quer chegar?
- Como ela se vê quando o sonho for concretizado?
Se quiser ver o conteúdo completo sobre estratégias de abordagem, tem uma aula completa no youtube bem aqui.
3. Fale constantemente sobre o seu serviço ou produto
Como eu já disse antes, é essencial que você utilize as redes sociais a seu favor para captar alunos particulares. É lá que você se apresenta para novas pessoas e consegue expor sua subjetividade e método de ensino.
Somente postar um cartão ou um aviso de vagas abertas não trará o resultado que você espera. É importante que você utilize as redes sociais ativamente. Faça posts sobre você, sobre a forma que você ensina e outros conteúdos relacionados ao ensino de idiomas. É ali que o seguidor vai entender quem você é e possivelmente ficará interessado em se tornar seu aluno.
Então, se você quer usar as redes sociais para fechar turmas em grupo, por exemplo, você vai sempre aproveitar uma oportunidade para mostrar como suas aulas funcionam, trazer feedback de alunos, gravar stories explicando a dinâmica das aulas, entre outras possibilidades. Ou, se você quer vender um study planner, você pode falar sobre estudo assíncrono e a importância de ter uma rotina de estudos e aproveitar para citar o seu produto.
As possibilidades são infinitas. Se você quer se aprofundar nas estratégias para captar e abordar novos alunos particulares, eu deixei uma aula completinha no youtube. Só clicar aqui.
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