Quer fazer uma renda extra ou investir em uma nova profissão, mas não sabe por onde começar? Preparei um guia prático pra você tirar os planos do papel e iniciar sua jornada como professor de idiomas autônomo agora mesmo.
Como autônomo, você é dono do seu próprio negócio e vai descobrir que, ao explorar as vantagens do digital, pode receber o salário que merece sem precisar sair de casa ou lidar com demandas exaustivas do trabalho.
Trabalhe da forma que preferir, seja com turmas online, aulas individuais, aulas gravadas ou com outros infoprodutos.
1. Defina seus Objetivos e Especialidades como professor de idiomas
Antes de começar é importante definir seus objetivos de forma clara e identificar suas especialidades. Pergunte a si mesmo: Quais idiomas você domina? Em que nível você pode ensinar? Quais outros assuntos você possui especialidade e que podem influenciar na forma que você ensina ou no público-alvo que você irá se direcionar?
Ter objetivos claros ajudará a direcionar seus esforços e a definir o caminho para o sucesso. Agora, identificar suas especialidades ajudará a visualizar o que te torna único em um mercado cheio de pessoas iguais.
2. Especifique o seu público-alvo
Ao definir um público-alvo (ou uma persona), você direciona a sua linguagem, sua marca e o produto ou serviço que você oferece para gerar conexão com um tipo de pessoa específico. Com isso, você garante que essa pessoa se identifique com você e entenda que o seu serviço é o melhor pra ela.
Claro que nem todas as pessoas conseguem fazer essa definição já nas etapas iniciais. Então, caso você ainda saiba para qual público gostaria de direcionar, prossiga para as próximas etapas e volte aqui depois.
Aprenda a definir o seu aluno ideal (persona) aqui.
3. Crie sua marca e presença online
Atualmente as redes sociais são as maiores aliadas do professor autônomo. É ali que você vai apresentar quem você é e o serviço que você oferece. É onde os seus novos alunos vão te encontrar e você vai ter a oportunidade de gerar conexão e cativar essas pessoas.
Por isso, é indispensável que você tenha um perfil profissional dedicado à captação de alunos. Mesmo que você não goste de usar o Instagram, por exemplo, entenda que é uma demanda profissional e algo importante para o seu crescimento.
Se você ainda tem dúvidas de como estruturar um bom perfil profissional nas redes sociais, eu deixei um material completo e gratuito no youtube. Só clicar aqui.
4. Escolha uma estratégia de captação de alunos
Após estruturar suas redes sociais, é através delas que você vai captar seus primeiros alunos. Ao ter alguns posts de apresentação e que dialoguem com o seu público alvo, você começará a atrair novos seguidores. Nesse começo, você pode pedir para que amigos e familiares compartilhem suas postagens, e garanta que seu perfil esteja bem estruturado para quem te conhecer através deles.
Agora, você deve escolher novas estratégias que irão converter os seus seguidores em alunos. Você pode fazer lives, posts educativos com chamadas para ação, criar lista de espera para novas turmas ou oferecer aulas experimentais para quem quer conhecer a sua forma de ensino. As possibilidades são grandes e no decorrer do tempo você vai entender quais se encaixam melhor para seu público.
5. Defina os serviços e produtos que você vai oferecer
Ao captar alunos, você deve direcioná-los para seus serviços e produtos. Nesse caso, você pode optar por aulas individuais, aulas em grupo, aulas gravadas ou híbridas, study planners, e-books, entre outros.
Identifique qual deles se encaixa melhor nos seus objetivos. Por exemplo, aulas em grupo possibilitam que você fature mais com menos tempo de aula. Já study planners e e-books são infoprodutos de custo baixo que possibilitam que você venda para aquele aluno que ainda não decidiu se vai se inscrever para aulas online.
Siga todos os passos deste guia prático e tenha sucesso e autonomia como professor de idiomas.
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