Nem todo mundo pode fazer aulas on-line, mas todos querem ter contato com o idioma. Não ter um curso gravado ou infoproduto para oferecer é deixar o dinheiro na mesa. Além disso, cursos gravados são perfeitos para você escalar a sua renda sem precisar lotar a sua agenda. É por isso que eu vou te ensinar 5 passos essenciais para você criar e vender um curso online.
1. Mapeie as dores e os sonhos da sua persona
Utilize seus alunos ou as caixinhas de perguntas para fazer um mapeamento das dores e sonhos da sua persona. Por exemplo:
- “Até sei gramática, mas não consigo falar…”
- “Quero viajar para fora do país, mas ainda não sei me virar…”
- “Quero me inscrever em um processo seletivo, mas não estou preparado…”
É a partir daí que você vai decidir qual tipo de produto você pretende vender e qual problema ele soluciona. Saiba bem quem é a sua persona, para você garantir que sua proposta seja coerente e gere conexão. Se tiver alguma dúvida sobre esse assunto, é só clicar aqui.
2. Desenhe o ‘ponto A’ e o ‘ponto B’ do aluno
Mapeie onde o aluno está (ponto A) e onde ele precisa chegar (ponto B) para considerar que sanou a dúvida/problema. Isso vai te ajudar a elaborar os objetivos do seu curso e a visualizar quais problemas ele deve solucionar.
3. Desenvolva o seu material com foco no objetivo do curso
No desenvolvimento, é muito comum que alguns professores se empolguem e o curso ganhe uma proporção muito maior que a ideia inicial. Você pode pensar que isso é bom, já que o curso estaria mais abrangente e o aluno ficaria mais satisfeito. Porém, aqui você tem dois problemas:
1º: você pode se perder dos seus objetivos e o seu curso não ser mais tão eficiente para solucionar os problemas iniciais.
2º: cursos muito longos podem gerar frustração e insatisfação nos alunos, deixando-os mais distantes dos objetivos propostos.
Então a dica é simples: tenha foco nos objetivos do seu curso. Nem mais, nem menos. Você precisa resolver apenas uma dor.
4. Escolha sua plataforma de vendas
É muito importante analisar quais são suas prioridades e qual é seu contexto antes de fazer essa escolha. Eu pessoalmente opto por diferentes plataformas de vendas dependendo da situação. Algumas vão ter taxas melhores, enquanto outras terão uma memberkit mais organizada e com uma melhor experiência do aluno.
As plataformas mais populares são a Eduzz, a Kiwify e a Hotmart. Eu falei um pouco sobre os prós e contras de cada uma delas aqui. Ao pensar em vender um curso online, é importante analisar o seu contexto e suas prioridades para tomar essa decisão.
5. Lance o seu curso
O lançamento é uma estratégia poderosa para vender um curso online, movimentando mais gente e te custando menos energia. Você prepara a sua audiência para aquela data, capricha na divulgação, oferece bônus exclusivos e cria um senso de urgência.
E pronto! Você já pode colocar a mão na massa e começar a preparar o seu curso online.
Aprenda a escalar com infoprodutos
Esses passos se baseiam no método que criei para os alunos da Trilha Smart Teacher. Lá eu ensino a montar turmas, captar mais alunos, precificar suas aulas, vender infoprodutos e muito mais…
Eu deixei uma aula gratuita completinha pra você aqui.