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Ideias de conteúdo para o instagram de professor autônomo

O Instagram serviu para potencializar o contato entre o professor e o aluno. Atualmente, você pode montar o seu perfil profissional, produzir um conteúdo que te traga autoridade e divulgar os seus serviços. Porém, nem sempre é fácil ter ideias de conteúdo para manter a constância nas redes.

Ao fazer isso da maneira certa, você pode captar os alunos certos e aumentar muito a sua qualidade de trabalho e faturamento.

Aqui eu vou te ensinar a ter ideias de conteúdo infinitas para o seu instagram de professor de idiomas autônomo. Mas, para isso, é importante compreendermos algumas coisas sobre essa rede social.

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O instagram não é uma vitrine dos seus produtos

As pessoas que consomem conteúdo no instagram não estão ali necessariamente para buscar por produtos para comprar. Se você só fizer posts direcionados a agenda aberta ou informações sobre as suas aulas, você só irá atrair quem já está decidido a adquirir um serviço seu. 

É importante primeiro gerar conexão, para que depois você ganhe um voto de confiança em relação ao seu serviço. 

Ou seja, a partir do seu conteúdo, você irá demonstar quem é você, e mostrar porque o seu serviço se destaca em relação à multidão de professores. É a partir dele que a pessoa vai se identificar com a sua maneira de se comunicar, com a sua didática e com os seus gostos.

E isso acontece não só através dos posts do feed, mas também pelos stories, reels e lives.

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Como ter ideias infinitas de conteúdos para o instagram

ideias de conteúdo para o instagram de professor

Acompanhe abaixo as dicas essenciais para você sempre ter ideias de conteúdo para o seu instagram de professor de idiomas autônomo.

1º – Defina quem é a pessoa que você quer atrair

Ao produzir conteúdo, é muito importante que você tenha um público alvo definido. É o que chamamos de persona, um grupo com características em comum e que representa o seu aluno ideal. São essas características que você vai levar em consideração ao buscar por ideias de conteúdo.

Dessa forma, você vai compreender quais são os gostos da sua persona e quais conteúdos vão gerar conexão com esse público. Isso vai fazer com que esse possível aluno se sinta muito mais atraído pelo seu serviço ou produto.

Ao pensar nisso, são várias coisas que você pode considerar. Sua persona pode gostar de algum tipo específico de esporte, de série, de um gênero músical… Ao saber atrair o seu público para as suas redes você se destaca no meio digital.

2º – Busque expressar a sua própria personalidade

É importante expressar quem você é para que o possível aluno possa te conhecer melhor através das suas redes e facilitar esse processo de conexão. Você pode fazer um post de apresentação, mas existem mil outras formas de contar sobre você indiretamente. 

Você pode falar sobre seus gostos pessoais, como séries, livros, músicas, hobbies… E no fim, incentivar que quem ver o post faça o mesmo e interaja com você a partir disso. É inclusive uma ótima forma de entender quais são os gostos do seu público. 

Outra forma é trazendo storytelling para suas postagens, que é basicamente uma estratégia de transmitir uma mensagem através de uma narrativa. Você pode falar sobre a importância de aprender um idioma estrangeiro contando uma história pessoal ou de alguma aluna específica, ou apresentar alguma reflexão a partir de algo que aconteceu com você. 

Tudo isso ajuda a apresentar um pouco mais de você para além de posts técnicos e possibilita que seu público se identifique com as suas histórias. 

Assista no YouTube: Ideias infinitas para o instagram de um professor autônomo

3º – Pergunte para o seu público o que ele quer consumir

É muito importante se comunicar constantemente com seus alunos e seguidores. Você pode abrir caixinhas de perguntas nas redes sociais perguntando sobre o gosto das pessoas que te seguem ali, e também perguntar o que eles gostariam de ver como conteúdo. 

Você pode também, durante as suas aulas, criar momentos de sugestões ou dúvidas, e anotar o máximo que puder. Tudo isso serve como uma fonte imensa de ideias ao fazer o planejamento dos seus posts. 

Ao entender as dificuldades e as dores do seu público, você consegue transformá-las em dicas, narrativas, reflexões e diversos outros tipos de conteúdo.

4º – Busque ideias através dos seus concorrentes

É claro que analisar a sua concorrência e observar o que eles estão publicando é muito importante. Ali você pode tirar um termômetro de quais temas combinam com a sua audiência e de quais formas você faria diferente para adaptar para a sua maneira de se expressar.

Porém, outra forma de utilizar a concorrência para ter ideias infinitas é observar o que o público deles está comentando. Você pode buscar por comentários em vídeos do youtube, posts do instagram, comentários em live, dúvidas nas caixinhas… Tudo isso pode ser usado para entender as dores, dificuldades e gostos dessas pessoas, e servir como inspiração para os seus conteúdos. 

Assista no YouTube: Ideias infinitas para o instagram de um professor autônomo

5º – Aproveite ao máximo as ferramentas digitais

Atualmente existem várias ferramentas que você pode utilizar para ter ideias de conteúdo. A principal delas é o ChatGPT, que usa de uma inteligência artificial para responder a qualquer pergunta que receber.

Com ele, você pode escrever qual é o serviço que você oferece, qual o seu tipo de público, qual a forma que você quer se comunicar e pedir ideias de posts a partir desses direcionamentos. Você pode fazer um pedido como “Me dê 10 ideias de posts para um instagram de prof. de inglês com o objetivo de gerar conexão com adolescentes que gostem de séries e filmes de super-heróis.”

Ao dominar esse tipo de ferramenta você terá ideias infinitas de conteúdo para as suas redes sociais.

Coloque tudo isso em prática que você conseguirá ter constância nas suas redes, expressar a sua personalidade e atrair os alunos ideias.

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