Se você tem dificuldade de atrair seguidores ou conseguir alunos pelas suas redes sociais, muito provavelmente seu problema está na persona: ou seja, você não definiu ainda para quem está falando. Esse é o erro de muitos professores ao embarcar no digital, pois, ao tentar modelar seu produto para que ele sirva para todo mundo, ele pode acabar não gerando conexão com ninguém. É exatamente por isso que, ao definir sua persona, você tem muito mais chances de se conectar com seu público e converter seguidores em alunos.
Mas pode ficar tranquila que esse problema acaba hoje. Eu vou te ensinar exatamente o que é e como definir sua persona para você parar de sentir que está falando sozinho no Instagram.
A importância de definir sua persona
Como eu sempre digo nas minhas aulas, tudo o que a gente faz precisa estar direcionado a alguém. Por exemplo: a forma como você manda uma mensagem para sua mãe no WhatsApp não é a mesma com a qual você escreve um e-mail para o reitor da universidade. Nós estamos constantemente nos adaptando ao nosso público e ao nosso contexto de comunicação.
A comunicação tem 3 partes: o emissário, a mensagem e o receptor. Se você só chega no seu Instagram e começa a fazer post ou stories falando pra qualquer pessoa, faltou algo importante no seu conteúdo: se preocupar justamente com a terceira parte da conversa.
É por isso que você sente que cria conteúdo à toa e que ninguém se importa com o que você faz. Também é por isso que você gasta um tempão criando produtos digitais que acabam não vendendo: porque você não validou esse tema com sua audiência antes e muito provavelmente está tentando vender carne para veganos.
Se você não sabe o que sua audiência quer comprar, não adianta oferecer o que VOCÊ gostaria de vender, entende?
Como atrair os alunos certos
A questão chave aqui é você se concentrar nessa pessoa que vai receber sua mensagem e criar todo seu conteúdo e esteira de produtos voltados para ela, assim seu trabalho vai “andar pra frente” porque basicamente ele vai ter um propósito bem definido.
Quando o seu ‘aluno ideal’ encontrar o seu produto, você vai conseguir gerar conexão com ele e trazer a ideia de que esse produto soluciona exatamente as dores que ele possui. Até porque, foi sim pensado previamente para essa persona. Quando você entende quem é o seu público, você entende também as dores desse público. Com isso, você domina suas necessidades e consegue moldar o seu serviço para que ele seja a solução.
Como definir sua persona
É aqui que muitas pessoas quebram a cabeça e não saem do lugar. Afinal, quem é minha persona? Para qual público eu quero ensinar? Com qual eu vou ter o melhor resultado?
São tantas dúvidas que muitos ficam paralisados. E é nessa hora que você tem que reagir e não deixar as dúvidas te impedirem de avançar. É exatamente por isso que eu gravei uma aula completa para garantir que você saia daqui com tudo o que precisa saber para definir sua persona e ter muito mais resultados.
Assista à aula aqui.
Alcance muito mais
Quer ir além e aprender a captar alunos, aumentar seu faturamento e trabalhar de forma inteligente como professor de idiomas?
Entenda porque tantos profs. estão deixando as escolas tradicionais para criar um negócio no digital. Conheça a Trilha Smart Teacher aqui e assista a aula gratuita que eu deixei para você.